Seguidores

sexta-feira, 11 de maio de 2018

O que é um Inversor Grid Tie ou On Grid

Inversor para conexão à rede (ou grid connected inverter) é um dispositivo eletrônico que permite aos usuários de energia fotovoltaica ou eólica interligar seus sistemas com a rede da concessionária e injetar na rede o excedente de energia produzido pelos sistemas (fotovoltaico ou eólico).

Sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFVCR) são muito comuns em países da Europa e nos EUA, sendo o excedente de energia gerada enviado para a concessionária (durante o dia) e compensado quando o consumo aumenta (por exemplo, à noite).
O inversor funciona convertendo a tensão e a corrente elétrica contínuas, que recebe dos módulos fotovoltaicos (ou de geradores eólicos), em corrente alternada.
A principal característica de um inversor para conexão à rede é a capacidade de se interligar com a rede da concessionária, sincronizando sua frequência (60 Hz, no Brasil) e tensão de saída (CA) com a mesma, e se desconectar da rede quando esta deixa de fornecer energia como, por exemplo, devido a desligamento para reparo ou falha na rede.

O que é um Inversor Grid Tie
Este aparelho gerencia a saída de energia do painel solar e manda direto para a rede elétrica da sua casa, por isso ele se chama Gried Tie ou em tradução “livre em rede” 
Agora se você não entendeu nada do que eu falei. 
Mais detalhes do Inversor
Até poucos anos atrás, a única forma de você conseguir gerar sua Energia Limpa era utilizando de forma convencional.
Era preciso você possuir algum tipo de aparelho que funcionasse como um gerador de energia, seja ele um painel solar, um gerador Eólico ou qualquer outra forma de geração que se possa produzir energia de forma limpa e sustentável.


Porém para se utilizar qualquer destas formas até pouco tempo atrás era necessário utilizar Bancos de Bateria ou uma bateria enorme que transformava qualquer investimento inicial em um grande problema pelo alto custo de investimento


Mas agora com o advento dos inversores tipo Grid Tie qualquer pessoa vai poder gerar energia em casa e mandar a energia gerada para a sua casa sem precisar se utilizar de baterias e quantidade enormes de fio.

Além disso você precisa apenas de um Painel Solar ou um Gerador Eólico e um inversor. 


Se você já tem um ou já estava pensando em comprá-lo agora ficou mais fácil ainda.

Basta apenas você conectar o painel solar ou o gerador no inversor e conectar diretamente na tomada da sua casa. Isso mesmo diretamente!
O Inversor Grid Tie converte a Corrente Direta DC que vem dos painéis ou do Gerador Eólico em correte alternada, e faz todo o trabalho de gerenciar a energia que vem dos painéis.
Após a energia que vem dos painéis passar pelo inversos, ele injeta a energia na sua rede e diminuindo o consumo da concessionária de energia, ou seja quanto mais energia você gerar menor será sua conta de luz no final do mês.
Uma outra característica também interessante do inversor grid-tie é que ele é capaz de se interligar com a rede da concessionária, devido a sua capacidade de sincronizar sua freqüência de 60 Hz e a tensão de saída com a rede que se deseja conectar.

Os inversores grid-tie também conseguem se desconectar da rede da concessionária que esta última não está fornecendo energia (por exemplo em dias de um blecaute ou apagão).

Além disso com a nova resolução 482 da Aneel, todas as concessionárias devem conceder crédito na sua conta de energia quando você gerar mais energia do que consome, ou seja vai ter gente que vai ganhar crédito sempre pois fica a maior parte do dia fora e só consome energia a noite.

Enfim, chegou a hora de nos movimentarmos e começarmos a gerar nossa própria energia. 
Vale sempre lembrar também que após o pagamento do investimento inicial que se paga em pouco mais de 2 a 5 anos.
O restante é lucro, ou seja como normalmente um Painel Solar dura cerca de 20 anos você ainda terá cerca de 18 anos de lucro sem ter trabalho algum.

Como Tornar sua casa em uma casa solar

Ficou interessado em saber como baixar a sua conta de luz? 

Agora se você não entende nada de tomada fio ou Energia Fotovoltaica, nos dá Technosol teremos o maior prazer em auxiliá-lo nessa tarefa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

O arco voltaico em energia solar

O arco voltaico na energia solar é um fenômeno elétrico que ocorre quando há uma conexão incorreta entre o painel solar e o inversor. Um arc...